Imagem: Massonstock, 2022.
Portanto precisamos, primeiro, reconhecer que existe uma enorme confusão. Para tanto, não há nada melhor do que reunir o que figuras de renome em diversas áreas têm a dizer sobre liderança.
Um Líder Político
“Nos períodos em que falta liderança, a sociedade fica estagnada. O progresso ocorre quando líderes corajosos e hábeis percebem a oportunidade de mudar as coisas para melhor” – Harry Truman, presidente dos Estados Unidos ao fim da Segunda Guerra Mundial, responsável por autorizar a detonação das bombas atômicas sobre o Japão. (3)
Um Líder Militar
“Liderança é uma combinação de estratégia e caráter. Se tiver que abrir mão de alguma coisa, esqueça a estratégia” – General H. Norman Schwarzkopf, comandante das forças americanas durante a primeira Guerra do Golfo contra o Iraque de Saddam Hussein, em 1990, que inaugurou a era das guerras de alta tecnologia e da transmissão em tempo real dos combates. (4)
Um Consultor
“Liderança é conversa fiada. Tivemos três grandes líderes neste século: Hitler, Stalin e Mao.” (5)
“Liderança eficaz não tem nada a ver com fazer discursos nem com ser querido pelas pessoas; a liderança é definida pelos resultados e não por atributos pessoais”. (6)
– Peter Drucker, em dois momentos distintos de sua carreira. Drucker viveu 96 anos, foi possivelmente o principal teórico e consultor de administração do século XX.
Um Executivo
“Liderança tem a ver com verdade e confiança” – Jack Welch, ex-CEO da GE (General Electric), considerado pela mídia americana como o maior executivo de todos os tempos. Hoje, em retrospectiva, muitos anos depois de ter deixado a empresa, sua gestão sofre críticas severas pela manipulação dos números financeiros e até pela poluição do rio que atravessa Washington. (7)
Três Acadêmicos
“Liderança é um processo social no qual um indivíduo influencia o comportamento dos outros sem o uso de ameaças ou violência” – Andrzej A. Huczynski e David A. Buchanan, autores de um dos livros-texto de comportamento organizacional mais utilizados nos Estados Unidos. (8)
“Liderança é a construção de significados para indivíduos, grupos ou organizações” – Rakesh Khurana, um crítico dos rumos tomados pelas faculdades de administração e dos MBAs gerenciais, apesar de ser o Reitor do Harvard College. (9)
Um Guru de Autoajuda
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”- James Hunter, autor do maior best-seller de liderança de todos os tempos, que popularizou o conceito de liderança servidora: O Monge e o Executivo. (10)
Um Guru Gerencial
“A liderança no século 21 A.C. era provavelmente idêntica à liderança do século 21 D.C. Fundamentalmente, o que importa é organizar o trabalho de alguns seres humanos para que prestem um bom serviço a outras pessoas” - Tom Peters, escritor e palestrante polêmico. Peters acusa o ensino de liderança em todas as faculdades de administração e MBAs de ser ridículo, e diz que se quisermos bons exemplos de formação de lideranças devemos procurar os centros de excelência das Forças Armadas dos Estados Unidos. (11)
Um Regente de Orquestra
“Liderar é despertar a possibilidade nos outros” – Ben Zander, maestro, palestrante, e autor de um livro de liderança chamado A Arte da Possibilidade no qual defende que todo líder verdadeiro faz nascer nas pessoas a capacidade de enxergar o que antes parecia impossível. (12)
Uma Mulher
As definições de liderança feitas por mulheres são quase inexistentes.
O que significa isso? Que mulheres não sabem ou não se interessam pela liderança? Que o mundo adotou como regra as definições masculinas da liderança? Que não existem diferenças significativas caso a liderança seja definida com uma perspectiva masculina ou feminina?
“Liderança é exemplo, apoio, busca da inovação, maximização do potencial humano” – Monika Mantilla, colombiana, fundadora e executiva principal do Altura Capital Group, uma das únicas mulheres em posições de primeiro nível no mercado financeiro global, com forte atuação em questões comunitárias. (13)
Um Líder Religioso
Os líderes religiosos não costumam teorizar sobre liderança. Por isso, esta lista é curiosa; ela foi compilada e adaptada por Gary Hamel, acadêmico e consultor britânico, a partir de pronunciamentos do Papa Francisco para o público interno da Igreja Católica. Ela contém o que Hamel chamou de “quinze doenças da liderança”: (14)
1. Pensar que somos imortais ou indispensáveis
2. Confundir agitação com liderança
3. Perder a sensibilidade humana
4. Exagerar no planejamento e controle
5. Acreditar na autossuficiência
6. Esquecer quem nos apoiou, orientou e nos fez crescer
7. Ceder à vaidade
8. Viver uma vida dupla, no público e no particular
9. Recorrer às fofocas e maledicências como estratégia de poder
10. Bajular os superiores
11. Tratar os outros com indiferença
12. Adquirir o vício do mau humor
13. Acostumar-se ao luxo e ao acúmulo de benefícios da função
14. Viver num círculo fechado
15. Buscar o poder pelo poder
Dois Brasileiros
É difícil encontrar definições de liderança genuinamente brasileiras. A quase totalidade delas é simples tradução ou adaptação de definições originárias de outros países, mas não poderiam faltar aqui.
“Liderança é a arte de influenciar pessoas. Ela acontece quando o líder consegue inspirar a equipe em torno de uma causa, de uma bandeira, de um propósito comum” – Cesar Souza, palestrante e escritor de autoajuda, foi vice-presidente da Odebrecht nos Estados Unidos. Seu livro mais conhecido se chama Você é do tamanho dos seus sonhos. (15)
“Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo” - Idalberto Chiavenato, professor, o mais prolífico autor de livros-texto de administração no Brasil, com mais de 30 títulos publicados. (16)
______
Resumindo: é impossível que essas pessoas estejam pensando e propondo a mesma coisa quando falam em liderança.
Escolher e, principalmente, agir de acordo com qualquer uma dessas definições significa deixar de lado quase todas as outras. E aqui temos um grande problema.
Seria razoável esperar que houvesse pequenas divergências entre as definições, desde que apontassem para uma região próxima. Algo como dizer “Escandinávia” – alguns entenderiam Noruega, outros Suécia, outros mais Finlândia – mas ninguém estaria muito longe do alvo.
Acontece que algumas dizem “Escandinávia” e outras dizem “Antártica”. Para onde deveríamos apontar a nossa bússola?
E isso nos remete à citação que abriu este capítulo: existem tantas definições de liderança quantas são as pessoas que tentaram explicá-la. Em outras palavras: estamos diante de uma torre de Babel.
Não sabemos, coletivamente, o que significa liderança.
Por Fernando Ximenes
______________________________________
Abordaremos sobre Liderança durante esse mês, trazendo para reflexão um dos artigos de Fernando Ximenes. E você que nos lê, está convidado a deixar aqui sua opinião e eventuais dúvidas.
Gostou do artigo? Divulgue para mais pessoas, vamos compartilhar conhecimento!
É o #CEUcomVoce.
Comments