Aprender rápido é possível? Jean Piaget, que era suíço, ouvia o que apelidou de "a pergunta americana" quando ia aos EUA explicar seus estudos sobre o desenvolvimento infantil.
A pergunta: "Ok, entendi os estágios de aprendizagem, mas há algum modo de acelerar a passagem de um para o outro?"
Tal pergunta o irritava profundamente, e isso ainda na metade do Século 20...
Hoje, há um papo de que o mundo acelerou e, por conseguinte, acelerou a aprendizagem junto. Só que não. Estamos apenas formando pessoas mais rasas e pseudoespecializadas.
Aprender demora, exige esforço e experimentação.
O tal "falhar rápido para aprender mais rápido" (fail fast, learn faster) significa apenas que você deve, em alguns domínios específicos, dar passos curtos e ir atrás de feedbacks que validem ou não avançar por ali. Método tentativa e erro – e sobretudo tolerante a erros. Não significa leitura dinâmica ou aprendizagem em 1,5x em cursos de curta duração.
Mas hoje o que vemos é um ansioso batalhão de fast learners, com suas entregas prematuras e profissionalismo submaturado, todos bem ligeiros e... não raro com consistência a desejar.
Pois é, gatinho, leva tempo :)
Por Haendel Motta
______________________________________ Gostou do texto? Deixe aqui sua opinião, eventuais dúvidas e divulgue para mais pessoas, vamos compartilhar conhecimento! É o #CEUcomVoce! #empresas #universidades #governos #sociedade #aprendizagem #learning
Comments