Recentemente, ouvi essa frase com total confiança do orador: "Para mim, iniciativas ou geram custos ou receitas. Tomo minhas decisões assim." Foi em um programa de tv.
Essa é, sem dúvida, uma visão de gestão que pode ser fatal ao negócio: não diferenciar processo de procedimento.
Clayton Christensen em seu livro "O dilema da inovação", aborda a questão da seguinte maneira: "hoje não existe nenhum fabricante de fralda de pano liderando o mercado de fraldas descartáveis."
Isso aconteceu por que os negócios tinham a visão custo x receita. Não perceberam que inovar leva tempo - um processo - e que no curto prazo, a luz da contabilidade, será uma despesa com uma previsão de receita ruim. Pensando assim, disseram não ao aporte financeiro para desenvolvimento de fraldas descartáveis.
A HP fez diferente e construiu uma fábrica de impressoras jato de tinta quando o mercado era de equipamentos a laser. Perceberam o potencial, ainda que a projeção financeira não fosse otimista no médio prazo.
O orador citado, a cada ano, percebe a marca perdendo valor, reputação e clientes, enquanto concorrentes voam.
É o contexto econômico? Produtos e serviços ruins? Nada disso. É tomar decisões apenas sob a ótica financeira. E isso é dirigir olhando pelo retrovisor.
O problema é que o mercado não é GPS para avisar que a direção está errada.
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