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Inovação não é um fim, é um meio




Frase de Paul Krugman, Nobel de economia de 2008, nos leva a pensar a fundo sobre o que realmente queremos nos negócios: " Produtividade não é tudo, mas, no longo prazo, é quase tudo."


Quando falamos de ferramentas digitais, inovações tecnológicas e desenvolvimento de pessoas, sob a ótica de OKRs (objetivos e resultados-chave), posso dizer que o que queremos alcançar é a melhoria da produtividade. Se tornar um competidor mais forte passa por essa meta.


Pessoas compram smartphones para serem mais produtivas, realizarem tarefas com eficiência. Negócios compram equipamentos com a mesma finalidade.


O risco, com o passar dos anos, é considerar que, obter uma tecnologia é o fim, não o meio.


Fugindo dessa hipótese, é possível concluir que, tornar o negócio Omnichannel não é um resultado, é uma iniciativa para alcançar algo. Treinar a força de vendas não é o que deve ser medido. A pergunta deve ser: "treinar para obter o que?"


Vale destacar que, a visão de produtividade, na prática, precisa migrar do fazer para o ser, incluindo o teste definifivo:

Afinal, que empresa seremos no fim de tudo isso?


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