top of page
  • Foto do escritorCEU

"Gestão Caocêntrica"


A gíria carioca "caô", significa enrolação ou até mesmo mentira.


Lembro do jogador Vampeta, na época jogando pelo Flamengo: "eles fingem que pagam, eu finjo que jogo." Caô em mão dupla.


Negócios não estão livres deste fenômeno.


Aliás, algumas empresas, culturalmente, são "caocêntricas". Procuram ganhar tempo com clientes, fornecedores e colaboradores tornando processos mais complexos. Exato. Sob a mentira-verdadeira de melhorar a produtividade, acabam enrolando tudo.


O consultor e autor Yves Morieux destaca essa armadilha ao descrever que a questão trata de "menos atividades de agregação de valor, mais trabalho inútil sobre trabalho."


Podemos perceber tal problema com a criação de novas camadas hierárquicas, funções, KPIs para todos os lados e etc. Diante da complexidade, a complicação substitui a simplicidade.


Por que "vende" mais. Ganha holofotes. Gera mais horas de trabalho. Envolve mais pessoas.


Grupos serão criados para decidir a mudança de lugar de uma tomada de parede.


Enfim, a base do "caocêntrismo" encontra-se em criar mais explicações que soluções.



______________________________________


Gostou do texto? Deixe aqui sua opinião, eventuais dúvidas e divulgue para mais pessoas, vamos compartilhar conhecimento!







10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page