Primeiro é entender que ninguém sabe o que pode acontecer de fato.
Esse olhar para frente cuidadoso carrega uma necessidade de agilidade estratégica, caracterizada por Dan Montgomery.
Favor não confundir com métodos ágeis. “Prever como tudo vai se desenrolar não é realmente uma estratégia, é um plano operacional detalhado, e só é útil dentro de um horizonte limitado. A agilidade estratégica, por outro lado, é baseada em uma visão inspiradora de como o sucesso poderá ser, combinado com uma implementação flexível que responde às circunstâncias emergentes.”
Neste sentido, a estratégia precisa abordar três dimensões:
– Analítica – série de hipóteses vinculadas sobre os objetivos: Onde jogamos? Como jogamos? E o que isso significa para a proposta de valor do cliente, atividades comerciais e outras operações?
– Comportamental – esforços coordenados de pessoas que trabalham em funções diferentes, mas devem estar alinhados para que uma venda eficaz aconteça;
-Executiva – método de gestão cooperativo, como o OKR, que permite mudar o plano estratégico todo mês se necessário.
O desafio não é querer conquistar ou mudar o mundo. É transformar o negócio sempre que for crítico para manutenção da sua competitividade.
______________________________________
Gostou do texto? Deixe aqui sua opinião, eventuais dúvidas e divulgue para mais pessoas, vamos compartilhar conhecimento!
Comments