Procedimento implica uma descontinuidade entre antes e depois: cortar o cabelo; fundar uma startup; ser promovido a chefe.
Já um processo é algo contínuo, de desenvolvimento gradual e cultivo diário: deixar o cabelo crescer; impulsionar uma startup; liderar uma equipe.
Só que agora ainda temos mais essa: existem processos lineares e processos exponenciais – alguns se desenvolvem ao longo de trinta anos, outros em apenas dois ou três.
E nesse frenesi de atalhos em que vivemos, o trabalho de 'reeducação alimentar' (processo) converte-se em 'cirurgia bariátrica' (procedimento); aprender outra língua (processo linear) em 'imersão em três meses' (processo exponencial), e por aí vai...
O clima de ansiedade em relação ao tempo parece sugerir que processos se tornem procedimentos ou, no mínimo, que o ritmo exponencial supere o linear – só que não, certos processos ainda avançam com a antiga gradualidade vegetal.
Picasso não chega ao cubismo sem passagem linear pelo desenho clássico (imagem abaixo).
Liderança continuará sendo um processo, canetada um procedimento. E boa parte de nossos problemas não serão resolvidos à canetada (alguns sim).
Treinar o discernimento para não tomar uma coisa pela outra pode ajudar a aplacar nossa ansiedade – mas, opa, esse treino costuma avançar em ritmo linear :)
Por Haendel Motta
______________________________________
Gostou do texto? Deixe aqui sua opinião, eventuais dúvidas e divulgue para mais pessoas, vamos compartilhar conhecimento!
Comentarios