Parece ironia , mas não é.
Estou falando de negócios , normalmente , criados pela paixão por especialistas em algo.
Pode ser um software , moda , um serviço , não importa . O que todos costumam ter em comum é paixão pelo operacional.
Ficar de cara no computador ou sujar as mãos nas máquinas.
Algum problema nisso ? De jeito nenhum.
O que não pode ocorrer é que vou exemplificar.
Quando questiono sobre geração de receita , negócios B2B, quero saber quem lidera essa função.
Normalmente , o próprio empresário(a) ou sócio. Quando dá tempo !
Ainda estão tão envolvidos nos processos, que a gestão comercial fica em segundo plano.
Ligou para o cliente? Essa semana não deu.
Startups ainda possuem um outro obstáculo: por não saberem vender , sobrevivem de editais. Eles remuneram os sócios e equipe , mas descolam o negócio da realidade de mercado.
Quando me contratam para estruturação B2B, minha primeira pergunta é: quem vai gerenciar a rotina desse trabalho? Quando a reposta é: eu mesmo, saio do projeto. Sei que não vai funcionar.
Sugestão única : é primordial ter alguém 100% no comercial. Não dá para dividir essa função com outras funções .
Encerrando: o negócio pode ter, aparentemente, um ótimo produto ou serviço.
Você só terá certeza se, no lugar de sujar as mãos nas máquinas, sujar a sola do sapato e partir para o mercado.
“Mas eu não sei vender”. Arrume alguém que saiba, aprenda ou volte a ser funcionário.
Sem vendas , o negócio perde o propósito.
______________________________________
Gostou do texto? Deixe aqui sua opinião, eventuais dúvidas e divulgue para mais pessoas, vamos compartilhar conhecimento!
É o #CEUcomVoce!
Comments