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Startups e Empresas de pequeno porte vendem quando sobra tempo


Parece ironia , mas não é.


Estou falando de negócios , normalmente , criados pela paixão por especialistas em algo.


Pode ser um software , moda , um serviço , não importa . O que todos costumam ter em comum é paixão pelo operacional.


Ficar de cara no computador ou sujar as mãos nas máquinas.

Algum problema nisso ? De jeito nenhum.


O que não pode ocorrer é que vou exemplificar.

Quando questiono sobre geração de receita , negócios B2B, quero saber quem lidera essa função.

Normalmente , o próprio empresário(a) ou sócio. Quando dá tempo !


Ainda estão tão envolvidos nos processos, que a gestão comercial fica em segundo plano.


Ligou para o cliente? Essa semana não deu.


Startups ainda possuem um outro obstáculo: por não saberem vender , sobrevivem de editais. Eles remuneram os sócios e equipe , mas descolam o negócio da realidade de mercado.


Quando me contratam para estruturação B2B, minha primeira pergunta é: quem vai gerenciar a rotina desse trabalho? Quando a reposta é: eu mesmo, saio do projeto. Sei que não vai funcionar.


Sugestão única : é primordial ter alguém 100% no comercial. Não dá para dividir essa função com outras funções .


Encerrando: o negócio pode ter, aparentemente, um ótimo produto ou serviço.


Você só terá certeza se, no lugar de sujar as mãos nas máquinas, sujar a sola do sapato e partir para o mercado.


“Mas eu não sei vender”. Arrume alguém que saiba, aprenda ou volte a ser funcionário.


Sem vendas , o negócio perde o propósito.





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